Curso de Livro Infantil, por Carla Maia de Almeida

Curso de Livro Infantil,
por Carla Maia de Almeida

início a 2 de Maio (LISBOA)





Objectivos:


Este curso não é uma oficina de escrita nem está vocacionado para a formação do leitor e para as acções pedagógicas associadas à leitura. Pretende-se, sim, explorar o universo do livro infantil tomando-o como objecto total, privilegiando a componente literária, mas sem negligenciar outros campos, como a ilustração, a edição ou a sua evolução histórica. Será dado ênfase ao livro para crianças e não para adolescentes, que consideramos integrado numa lógica de funcionamento própria. Serão mostrados e trazidos à discussão dezenas de títulos, sejam portugueses, traduções ou originais noutras línguas. Estas escolhas reflectem o gosto pessoal e as idiossincrasias da formadora e não têm qualquer pretensão de exaustividade nem de doutrinação.




Público-alvo:


Estudantes de literatura, edição e educação; professores, bibliotecários e educadores; pais e outros mediadores da leitura junto das crianças; ilustradores; livreiros. Todos os que gostam de ler livros para crianças.





Formadora:


Carla Maia de Almeida é jornalista freelance, escritora e tradutora. Colaboradora regular da Notícias Magazine, entre outros meios, é actualmente responsável pela crítica e divulgação de livros para crianças na revista LER. Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, tem uma pós-graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa. Na Caminho, publicou O gato e a Rainha Só (ilustrações de Júlio Vanzeler, 2005), Não Quero Usar Óculos (ilustrações de André Letria, 2008) e Ainda Falta Muito? (ilustrações de Alex Gozblau, 2009). Em Outubro de 2010, foi a primeira autora de livros para crianças a realizar uma residência artística no estrangeiro com o apoio da DGLB. Escreve sobre livros e não só no blogue O Jardim Assombrado.




Programa:


1.ª Sessão: Era uma vez um reino incerto


Introdução ao curso. Que coisa é essa da «literatura infantil»? Origens e desenvolvimento do livro para crianças em Portugal. Do livro de conceitos ao romance juvenil: diferentes géneros de um produto editorial específico mas pleno de ambiguidades. Breve panorama do mercado do livro infantil. A quem serve a crítica da literatura infantil?




2.ª Sessão: Contar para dar nomes às coisas


A percepção cosmológica da criança segundo Bachelard. Os contos como desdobramento da vida interior e construção de sentido. O lobo mau não é vegetariano: sobre a temida crueldade dos contos de fadas. Não há temas difíceis, apenas livros que funcionam (ou não). A importância de contar histórias e o impacto da tradição oral no livro infantil.




3.ª Sessão: Some like it hot


Características e especificidades da tradução de livros para crianças. Autores estrangeiros: das colecções de clássicos da era de ouro das publicações juvenis aos contemporâneos indispensáveis num Plano Pessoal de Leitura. A nossa selecção incompleta: Roald Dahl, Jutta Bauer, Babette Cole, Edward Gorey, Maurice Sendak, Javier Sáez Castán, Emily Gravett, Anthony Browne, Neil Gaiman e David Almond.




4.ª Sessão: A arte de iluminar as palavras


Breve História da ilustração de livros para crianças. Diferentes linguagens e técnicas de ilustração. A expansão do picture story book (ou álbum) como campo contemporâneo de experimentação estética. Relação entre texto e imagem: efeitos de ampliação e ressonância. O elo perdido no virar da página de um picture story book. Pop-ups e livros só com imagens são literatura?




5.ª Sessão: Posso usar a palavra «vislumbrar»?


Escrever para crianças: a ilusão da facilidade. Transformar o simples em complexo e vice-versa. Noções de ritmo, fluência, densidade e substância. As boas ideias caem do céu. Os 11 Mandamentos do Escritor. Quando as projecções culturais e ideológicas da infância se intrometem na literatura. Escritores de livros para crianças e auto-imagem.




6.ª Sessão: Isso não é para a tua idade!


Como escolher livros para crianças. Chaves de interpretação qualitativas para texto e ilustração. Orientação de leituras por idades, interesses temáticos e personalidade. Cativar o leitor relutante. A leitura literária como factor de desenvolvimento da literacia e do sentido crítico. O livro para crianças à conquista de um público generalista. Bibliografia e outras fontes de informação institucionais e informais.






Sugestões bibliográficas:


A Emancipação da Literatura Infantil, Manuel António Teixeira Araújo (Campo das Letras);


A Formação do Leitor Literário, Teresa Colomer (Global Editora);


Breve História da Literatura para Crianças em Portugal, Natércia Rocha (Caminho);


Children’s Literature, Peter Hunt (Blackwell Publishing);


Contar Con Los Cuentos, Estrella Ortiz (Palabras del Candil);


Illustrating Children's Books, Martin Salisbury (A & C Black);


Poética da Literatura para Crianças, Zohar Shavit (Caminho);


Psicanálise dos Contos de Fadas, Bruno Bettelheim (Bertrand);


Mujeres Que Correm Com Los Lobos, Clarissa Pinkola Estés (Ediciones B);


Words About Pictures, Perry Nodelman (Georgia).




Dados técnicos:


N.º de sessões: 6.


Datas: 2, 4, 9, 11, 16 e 18 de Maio de 2011.


Horário: 18h30-21h30.


Total de horas: 18.


Propina: 225,00 €.


Descontos: 10% para todos os ex-alunos Booktailors e estudantes.


Local da formação: Bookoffice.


Para se inscrever, por favor envie CV (com a referência: LivInf II) para: formacao@booktailors.com.

Comentários

Mensagens populares