Curso de Livro Infantil na Blogtailors, por Carla Maia de Almeida


Objetivos:
Este curso não é uma oficina de escrita nem está vocacionado para a formação do leitor e para as ações pedagógicas associadas à leitura. Pretende-se, sim, explorar o universo do livro infantil tomando-o como objeto total, privilegiando a componente literária, mas sem negligenciar outros campos como a ilustração, a edição ou a sua evolução histórica. Será dada ênfase ao livro para crianças e não para adolescentes, que consideramos integrado numa lógica de funcionamento própria. Serão mostrados e trazidos à discussão dezenas de títulos, sejam portugueses, traduções ou originais noutras línguas. Estas escolhas refletem o gosto pessoal e as idiossincrasias da formadora e não têm qualquer pretensão de exaustividade nem de doutrinação.
 Público-alvo:
Estudantes de literatura, edição e educação; professores, bibliotecários e educadores; pais e outros mediadores da leitura junto das crianças; ilustradores; livreiros. Todos os que gostam de ler livros para crianças.
 Formadora:
Carla Maia de Almeida nasceu em Matosinhos, a 12 de janeiro de 1969. É jornalista de imprensa desde 1992 e escreve atualmente na revista LER sobre livros infantojuvenis, área em que também faz traduções e formação. Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova de Lisboa, tem uma Pós-Graduação em Livro Infantil pela Universidade Católica Portuguesa. Na Caminho, publicou O Gato e a Rainha Só (ilustrações de Júlio Vanzeler, 2005); Não Quero Usar Óculos (ilustrações de André Letria, 2008), também editado no Brasil pela Peirópolis; Ainda Falta Muito? (ilustrações de Alex Gozblau, 2009); e Onde Moram as Casas (ilustrações de Alexandre Esgaio, 2011). Publicou ainda um conto na coletânea Capuchinho Vermelho: Histórias Secretas e Outras Menos (Bags of Books, 2012) e A Lebre de Chumbo, uma edição da APCC — Associação para a Promoção Cultural da Criança (ilustrações de Alex Gozblau, 2012). Em abril de 2013, saiu Irmão Lobo, o seu primeiro romance juvenil, ilustrado por António Jorge Gonçalves com a chancela da Planeta Tangerina. Vive em Lisboa e tem um blogue chamado O Jardim Assombrado.
 Programa:
1.ª Sessão: Era uma vez um reino incerto
Introdução ao curso. Que coisa é essa da «literatura infantil?». Origens e desenvolvimento do livro para crianças em Portugal. Do livro de conceitos ao romance juvenil: diferentes géneros de um produto editorial específico mas pleno de ambiguidades. Breve panorama do mercado do livro infantil. A quem serve a crítica da literatura infantil.
 2.ª Sessão: Contar para dar nomes às coisas
Os contos como desdobramento da vida interior e construção de sentido. Contos de fadas, contos tradicionais ou contos maravilhosos? O lobo mau não é vegetariano — sobre a temida crueldade dos contos. Não há temas difíceis, apenas livros que funcionam (ou não). A importância de contar histórias e o impacto da tradição oral no livro infantil.
 3.ª Sessão: Some like it hot
Características e especificidades da tradução de livros para crianças. Alguns exemplos práticos. Autores estrangeiros — das coleções de clássicos da era de ouro das publicações juvenis aos autores contemporâneos e indispensáveis num Plano Pessoal de Leitura. Picture books: a nossa seleção incompleta.
 4.ª Sessão: A arte de iluminar as palavras
Breve História da ilustração de livros para crianças. Diferentes linguagens e técnicas de ilustração. A expansão do picture story book (ou álbum) como campo contemporâneo de experimentação estética. Relação entre texto e imagem. O elo perdido no virar da página de um picture story bookPop-ups e livros só com imagens são literatura?
 5.ª Sessão: Posso usar a palavra «vislumbrar»?
Escrever para crianças: a ilusão da facilidade. Transformar o simples em complexo e vice-versa. Ritmo, fluência, densidade e substância. As boas ideias caem do céu. A perceção cosmológica da criança segundo Bachelard. Os Dez Mandamentos do Escritor. Escritores de livros para crianças e autoimagem. Um PPL — Plano Pessoal de Leitura.
 6.ª Sessão: Isso não é para a tua idade!
Como escolher livros para crianças. Chaves de interpretação qualitativas para texto e ilustração. Erros mais frequentes. Orientação de leituras por idades, interesses temáticos e personalidade. Cativar o leitor relutante. A leitura literária como suporte de valores para o autoconhecimento e interação da criança com o mundo.
 Sugestões bibliográficas:
— A Emancipação da Literatura Infantil, Manuel António Teixeira Araújo (Campo das Letras);
— A Formação do Leitor Literário, Teresa Colomer (Global Editora);
— Breve História da Literatura para Crianças em Portugal, Natércia Rocha (Caminho);
— Children’s Literature, Peter Hunt (Blackwell Publishing);
— Contar Con Los Cuentos, Estrella Ortiz (Palabras del Candil);
— Illustrating Children's Books, Martin Salisbury (A & C Black);
— Crítica, Teoria e Literatura Infantil, Peter Hunt (Cosac Naify);
— Poética da Literatura para Crianças, Zohar Shavit (Caminho);
— Psicanálise dos Contos de Fadas, Bruno Bettelheim (Bertrand);
— Mujeres Que Correm Com Los Lobos, Clarissa Pinkola Estés (Ediciones B);
— Words About Pictures, Perry Nodelman (Georgia).
 Dados técnicos:
N.º de sessões: 6.
Datas: 30 de setembro, 2, 7, 9, 14 e 16 de outubro de 2013.
Horário: 18.30-21.30.
Total de horas: 18.
Propina: 150,00 €.
Descontos: 10 % para todos os ex-alunos Booktailors e estudantes e para pagamentos em duas prestações. (Os descontos são acumuláveis.)
Promoções: Todos os formandos do curso terão direito a 10 % de desconto numa compra na livraria Cabeçudos. Saiba mais aqui.
Local: Bookoffice — Travessa das Pedras Negras, n.º 1, 3.º Dto. Lisboa.
 Para se inscrever, por favor envie CV (com a referência: LivInf VIII) para: formacao@booktailors.com.

Comentários

Mensagens populares