sexta-feira, 15 de maio de 2015

"O Frigorífico da Magui": um livro para crianças sobre a pobreza infantil









Há muitos anos, Lois Brandt espreitou o frigorífico da sua melhor amiga e encontrou nas prateleiras quase vazias apenas um pequeno pacote de leite. A família da melhor amiga não tinha dinheiro suficiente para comprar comida.

Este episódio inspirou a autora a escrever O Frigorífico da Magui como forma de abordar o tema da fome e da pobreza infantil, um flagelo que afeta milhões de crianças em todo o mundo, não só nos países em desenvolvimento mas também nos países desenvolvidos, principalmente naqueles afetados pela crise de 2008, como Portugal.

Lois Brandt procurou com este livro chamar a atenção para a questão da pobreza infantil, bem como desenvolver iniciativas que ajudassem a transformar palavras em ações.

A Sofia e a Magui vivem no mesmo bairro, brincam no mesmo parque e andam na mesma escola. Mas, enquanto o frigorífico da casa da Sofia está cheio, o da casa da Magui está vazio — completamente vazio.
A Sofia descobre que a família da Magui não tem dinheiro, e que é por esse motivo que tem o frigorífico tão vazio. A Sofia quer muito ajudar a amiga, mas como prometeu não contar a ninguém, vê-se perante um dilema: manter a promessa que fez, ou contar à mãe que a Magui precisa de ajuda.










A Booksmile disponibiliza a leitura dos primeiros capítulos aqui.

O Frigorífico da Magui (Booksmile | 40pp | 12,99€ | 5+) aborda estes temas bem atuais, com extrema sensibilidade, e mostra igualmente como a força da amizade pode ajudar a superar os momentos mais difíceis.
 

Sem comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...