A capacidade de leitura dos nossos alunos vai ser avaliada no âmbito do estudo internacional PIRLS


A partir de hoje e até 18 de Março, 5300 alunos de 4.º ano de 220 escolas portuguesas vão ser alvo de uma avaliação no âmbito do estudo internacional PIRLS (Progress in International Reading Literacy Study), que é feito de cinco em cinco anos e vai envolver, este ano, 60 países e regiões.

Esta é a segunda vez que Portugal participa (há cinco anos ficou em 19.º lugar em 33 países), e a grande novidade das provas deste ano é que além do teste PIRLS (prova constituída por um conjunto de cadernos, com itens que envolvem diferentes finalidades e processos de compreensão da leitura), haverá uma nova prova, designada ePIRLS, que tem como objetivo de avaliar se as crianças desta faixa etária conseguem ler e utilizar a informação que leem online. Os resultados vão permitir aferir se estes alunos têm capacidade e competências para utilizar as novas tecnologias de informação (por exemplo, e-books) em processos de ensino e aprendizagem.
Mais informações sobre as provas podem ser obtidas aqui. O tipo de prova ePIRLS pode ser visto em Projeto de Leitura Online.

Fonte: Ler ebooks


Comentários

Mensagens populares