Livro infantil, que causou protestos nos EUA, sai em Portugal




O livro para crianças 'Três com Tango', sobre a história verídica de um bebé pinguim criado por uma família de dois pinguins do mesmo sexo, e que causou polémica nos Estados Unidos, é editado agora em Portugal.

'Três com Tango', escrito por Justin Richardson e Peter Parnell, com ilustração de Henry Cole, foi publicado originalmente em 2005 e, desde então, tem sido premiado, mas também alvo de tentativas de censura por abordar questões relacionadas com a adopção por casais do mesmo sexo.

No livro, os autores transpõem a história verdadeira, ocorrida há mais de dez anos no jardim zoológico do Central Park, em Nova Iorque, onde dois pinguins do mesmo sexo fizeram um ninho e tentaram chocar uma pedra. O tratador dos animais colocou um ovo no lugar da pedra e os dois pinguins acabam por formar família e adotar uma cria de pinguim.

A história verídica foi amplamente noticiada pela imprensa americana e chamou a atenção de Justin Richardson, psiquiatra, e do marido, Peter Parnell, dramaturgo, que decidiram depois escrever um pequeno conto para crianças.

Por fazer referência à homossexualidade e à constituição de uma família por casais do mesmo sexo, "Três com Tango" foi alvo nos Estados Unidos de mais de 500 queixas para que fosse retirado ou banido das bibliotecas escolares ou locais.

Na altura, a Associação de Bibliotecas dos Estados Unidos admitiu que mais nenhum outro livro para crianças teve tantas queixas como este nos Estados Unidos. Ainda assim, a associação distinguiu-o como um dos melhores livros de 2006.

Por imprimir valores sobre tolerância, respeito, individualidade e direito à constituição de família, 'Três com Tango' somou vários outros prémios nos Estados Unidos.

Com tradução de Gabriela Rocha Alves, 'Três com Tango' é editado em Portugal pela Kalandraka e recomendado para crianças a partir dos quatro anos.


Saiba mais AQUI.


Comentários

Mensagens populares