"O ambiente no mundo das letras para crianças": quando a literatura infantil e a ecologia andam de mãos dadas





O ambiente no mundo das letras para crianças é uma dissertação de mestrado de  
Cláudia Emanuela Vieira Tavares. Aqui fica o resumo:

“Iniciou-se o presente estudo assumindo que as crianças são capazes de construir e reconstruir pensamentos e concepções que as ajudam a compreender o mundo. Deste modo, enquanto educadores, e considerando a Educação Ambiental como uma área prioritária, torna-se importante conhecer as concepções e experiências que as crianças possuem acerca do ambiente, de forma a auxiliá-las na compreensão do mundo e no desenvolvimento de uma consciência ecológica. Partindo do pressuposto de que o fantástico e o imaginário estão propostos no quotidiano da criança, considerou-se importante conhecer as potencialidades da Literatura Infantil enquanto estratégia de promoção de Educação Ambiental. Com efeito, este estudo procurou analisar em que medida a poesia e o conto infantil poderão permitir o desenvolvimento de valores e atitudes ecológicas e o conhecimento das temáticas ambientais. Para a implementação desta investigação, recorreu-se a um estudo de caso, utilizando-se uma amostra não aleatória, constituída por quatro turmas do 4º ano de escolaridade do 1º Ciclo do Ensino Básico. A recolha de dados contemplou um conjunto de actividades, nomeadamente a produção escrita de um texto, a realização de jogos e a audição de um poema e de um conto. Após a realização destas actividades, à excepção da produção escrita, foi aplicado um questionário aos alunos como método de recolha de dados e, ainda, foram realizadas entrevistas semi-estruturadas às crianças. Os resultados obtidos permitem inferir que a Literatura infantil exerce alguma influência nas concepções dos alunos, mesmo que tal se verifique apenas naquele exacto momento. Para além disso, verifica-se que a Educação Ambiental que tem vindo a ser desenvolvida, no contexto social onde se inserem as crianças do estudo, sobrevaloriza algumas temáticas, em detrimento de outras”.

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