Objetivos:
Este
curso não é uma oficina de escrita nem está vocacionado para a formação
do leitor e para as ações pedagógicas associadas à leitura.
Pretende-se, sim, explorar o universo do livro infantil tomando-o como
objeto total, privilegiando a componente literária, mas sem negligenciar
outros campos como a ilustração, a edição ou a sua evolução histórica.
Será dada ênfase ao livro para crianças e não para adolescentes, que
consideramos integrado numa lógica de funcionamento própria. Serão
mostrados e trazidos à discussão dezenas de títulos, sejam portugueses,
traduções ou originais noutras línguas. Estas escolhas refletem o gosto
pessoal e as idiossincrasias da formadora e não têm qualquer pretensão
de exaustividade nem de doutrinação.
Público-alvo:
Estudantes
de literatura, edição e educação; professores, bibliotecários e
educadores; pais e outros mediadores da leitura junto das crianças;
ilustradores; livreiros. Todos os que gostam de ler livros para
crianças.
Formadora:
Carla
Maia de Almeida nasceu em Matosinhos, a 12 de janeiro de 1969. É
jornalista de imprensa desde 1992 e escreve atualmente na revista
LER sobre
livros infantojuvenis, área em que também faz traduções e formação.
Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova
de Lisboa, tem uma Pós-Graduação em Livro Infantil pela Universidade
Católica Portuguesa. Na Caminho, publicou
O Gato e a Rainha Só (ilustrações de Júlio Vanzeler, 2005);
Não Quero Usar Óculos (ilustrações de André Letria, 2008), também editado no Brasil pela Peirópolis;
Ainda Falta Muito? (ilustrações de Alex Gozblau, 2009); e
Onde Moram as Casas (ilustrações de Alexandre Esgaio, 2011). Publicou ainda um conto na coletânea
Capuchinho Vermelho: Histórias Secretas e Outras Menos (Bags of Books, 2012) e
A Lebre de Chumbo,
uma edição da APCC — Associação para a Promoção Cultural da Criança
(ilustrações de Alex Gozblau, 2012). Em abril de 2013, saiu
Irmão Lobo,
o seu primeiro romance juvenil, ilustrado por António Jorge Gonçalves
com a chancela da Planeta Tangerina. Vive em Lisboa e tem um blogue
chamado
O Jardim Assombrado.
Programa:
1.ª Sessão: Era uma vez um reino incerto
Introdução
ao curso. Que coisa é essa da «literatura infantil?». Origens e
desenvolvimento do livro para crianças em Portugal. Do livro de
conceitos ao romance juvenil: diferentes géneros de um produto editorial
específico mas pleno de ambiguidades. Breve panorama do mercado do
livro infantil. A quem serve a crítica da literatura infantil.
2.ª Sessão: Contar para dar nomes às coisas
Os
contos como desdobramento da vida interior e construção de sentido.
Contos de fadas, contos tradicionais ou contos maravilhosos? O lobo mau
não é vegetariano — sobre a temida crueldade dos contos. Não há temas
difíceis, apenas livros que funcionam (ou não). A importância de contar
histórias e o impacto da tradição oral no livro infantil.
3.ª Sessão: Some like it hot
Características
e especificidades da tradução de livros para crianças. Alguns exemplos
práticos. Autores estrangeiros — das coleções de clássicos da era de
ouro das publicações juvenis aos autores contemporâneos e indispensáveis
num Plano Pessoal de Leitura. Picture books: a nossa seleção incompleta.
4.ª Sessão: A arte de iluminar as palavras
Breve História da ilustração de livros para crianças. Diferentes linguagens e técnicas de ilustração. A expansão do picture story book (ou
álbum) como campo contemporâneo de experimentação estética. Relação
entre texto e imagem. O elo perdido no virar da página de um picture story book. Pop-ups e livros só com imagens são literatura?
5.ª Sessão: Posso usar a palavra «vislumbrar»?
Escrever
para crianças: a ilusão da facilidade. Transformar o simples em
complexo e vice-versa. Ritmo, fluência, densidade e substância. As boas
ideias caem do céu. A perceção cosmológica da criança segundo Bachelard.
Os Dez Mandamentos do Escritor. Escritores de livros para crianças e
autoimagem. Um PPL — Plano Pessoal de Leitura.
6.ª Sessão: Isso não é para a tua idade!
Como
escolher livros para crianças. Chaves de interpretação qualitativas
para texto e ilustração. Erros mais frequentes. Orientação de leituras
por idades, interesses temáticos e personalidade. Cativar o leitor
relutante. A leitura literária como suporte de valores para o
autoconhecimento e interação da criança com o mundo.
Sugestões bibliográficas:
— A Emancipação da Literatura Infantil, Manuel António Teixeira Araújo (Campo das Letras);
— A Formação do Leitor Literário, Teresa Colomer (Global Editora);
— Breve História da Literatura para Crianças em Portugal, Natércia Rocha (Caminho);
— Children’s Literature, Peter Hunt (Blackwell Publishing);
— Contar Con Los Cuentos, Estrella Ortiz (Palabras del Candil);
— Illustrating Children's Books, Martin Salisbury (A & C Black);
— Crítica, Teoria e Literatura Infantil, Peter Hunt (Cosac Naify);
— Poética da Literatura para Crianças, Zohar Shavit (Caminho);
— Psicanálise dos Contos de Fadas, Bruno Bettelheim (Bertrand);
— Mujeres Que Correm Com Los Lobos, Clarissa Pinkola Estés (Ediciones B);
— Words About Pictures, Perry Nodelman (Georgia).
Dados técnicos:
N.º de sessões: 6.
Datas: 30 de setembro, 2, 7, 9, 14 e 16 de outubro de 2013.
Horário: 18.30-21.30.
Total de horas: 18.
Propina: 150,00 €.
Descontos:
10 % para todos os ex-alunos Booktailors e estudantes e para pagamentos
em duas prestações. (Os descontos são acumuláveis.)
Promoções: Todos os formandos do curso terão direito a 10 % de desconto numa compra na livraria Cabeçudos. Saiba mais
aqui.
Local: Bookoffice — Travessa das Pedras Negras, n.º 1, 3.º Dto. Lisboa.
Comentários
Enviar um comentário