Curso de Livro Infantil por Carla Maia de Almeida
Objetivos:
Este curso não é um workshop de escrita criativa nem está
vocacionado para ações pedagógicas associadas à leitura. Pretende-se,
sim, explorar o universo do livro infantojuvenil tomando-o como objeto
total, privilegiando a componente literária, mas sem negligenciar outros
campos como a ilustração, a edição ou a tradução. Serão mostrados e
trazidos à discussão dezenas de títulos recentes, sejam portugueses,
traduções ou originais noutras línguas. Estas escolhas refletem o gosto
pessoal e as idiossincrasias da formadora e não têm qualquer pretensão
de exaustividade nem de doutrinação.
Público-alvo:
Estudantes de literatura, edição e educação; professores,
bibliotecários e educadores; pais e outros mediadores da leitura junto
das crianças; ilustradores; livreiros. Todos os que gostam de ler livros
para crianças.
Formadora:
Carla Maia de Almeida nasceu em Matosinhos, a 12 de janeiro de 1969. É
jornalista de imprensa desde 1992 e escreve atualmente na revista LER sobre
livros infantojuvenis, área em que também faz traduções e formação.
Licenciada e pós-graduada em Comunicação Social pela Universidade Nova
de Lisboa, tem uma pós-graduação em Livro Infantil pela Universidade
Católica Portuguesa. Na Caminho, publicou O Gato e a Rainha Só (ilustrações de Júlio Vanzeler, 2005); Não Quero Usar Óculos (ilustrações de André Letria, 2008), Ainda Falta Muito? (ilustrações de Alex Gozblau, 2009); e Onde Moram as Casas (ilustrações de Alexandre Esgaio, 2011). Publicou ainda um conto na coletânea Capuchinho Vermelho: Histórias Secretas e Outras Menos (Bags of Books, 2012) e A Lebre de Chumbo, uma edição da APCC — Associação para a Promoção Cultural da Criança (ilustrações de Alex Gozblau, 2012). Em 2013, saiu Irmão Lobo,
o seu primeiro romance para o leitor adolescente e adulto, com
ilustrações de António Jorge Gonçalves e a chancela do Planeta
Tangerina. Vive em Lisboa e tem um blogue chamado O Jardim Assombrado.
Programa:
1.ª Sessão: Era uma vez um reino incerto
Apresentação. Que coisa é essa da «literatura infantil?»: algumas
definições e aproximações críticas. Do livro de conceitos ao romance
juvenil: diferentes géneros de um produto editorial específico mas pleno
de ambiguidades. Alguns momentos-chave da história do livro infantil.
2.ª Sessão: Contar para dar nomes às coisas
Os contos como desdobramento da vida interior e construção de
sentido. O lobo mau não é vegetariano: sobre a temida crueldade dos
contos de fadas. Não há temas difíceis, apenas livros que funcionam (ou
não). A importância de contar histórias e o impacto da tradição oral no
livro infantil.
3.ª Sessão: A arte de iluminar as palavras
Breve história da ilustração do livro infantil. A evolução do picture story book (ou
álbum) como campo contemporâneo de experimentação estética. Relação
indissociável entre texto e imagem. O elo perdido no virar da página de
um picture story book. Pop-ups e livros só com imagens são literatura?
4.ª Sessão: Posso usar a palavra «vislumbrar»?
Escrever para crianças: a ilusão da facilidade. FAQ (Frequentes
Atitudes Quadradas) e anti-FAQ de uma escritora. Como se faz um livro?
Gestão de egos artísticos e metodologia de trabalho entre escritor e
ilustrador. Escritores de livros para crianças e autoimagem.
5.ª Sessão: Some like it hot
Autores estrangeiros: dos clássicos da era de ouro das publicações
juvenis aos nomes contemporâneos e indispensáveis num Plano Pessoal de
Leitura. Anthony Browne, Babette Cole, David Almond, Edward Gorey, Emily
Gravett, Jutta Bauer, Kate DiCamillo, Maurice Sendak, Neil Gaiman e
Roald Dahl. Questões relativas à tradução.
6.ª Sessão: Isso não é para a tua idade!
Como escolher livros para crianças. Chaves de interpretação
qualitativas para texto e ilustração. Orientação de leituras por idades,
interesses temáticos e personalidade. A leitura literária como suporte
de valores para o autoconhecimento e a interação da criança com o mundo.
Sugestões bibliográficas:
- A Emancipação da Literatura Infantil, Manuel António Teixeira Araújo (Campo das Letras);
- A Formação do Leitor Literário, Teresa Colomer (Global Editora);
- Breve História da Literatura para Crianças em Portugal, Natércia Rocha (Caminho);
- Children’s Literature, Peter Hunt (Blackwell Publishing);
- Contar Con Los Cuentos, Estrella Ortiz (Palabras del Candil);
- Illustrating Children's Books, Martin Salisbury (A & C Black);
- Crítica, Teoria e Literatura Infantil, Peter Hunt (Cosac Naify);
- Poética da Literatura para Crianças, Zohar Shavit (Caminho);
- Psicanálise dos Contos de Fadas, Bruno Bettelheim (Bertrand);
- Mujeres Que Correm Com Los Lobos, Clarissa Pinkola Estés (Ediciones B);
- Words About Pictures, Perry Nodelman (Georgia).
Dados técnicos:
N.º de sessões: 6.
Datas: 31 de março, 2, 7, 9, 14 e 16 de abril de 2014.
Horário: 18.30-21.30.
Total de horas: 18.
Propina: 150,00 €.
Descontos: 10 % para todos os ex-alunos Booktailors e estudantes e
para pagamentos em duas prestações. (Os descontos são acumuláveis.)
Promoções: Todos os formandos do curso terão direito a 10 % de desconto numa compra na livraria Cabeçudos. Saiba mais aqui.
Local: Bookoffice —Travessa das Pedras Negras, n.º 1, 3.º Dto. Lisboa.
Para se inscrever, por favor envie CV (com a referência: LivInf IX) para: formacao@booktailors.com.
Comentários
Enviar um comentário