Quais são os livros favoritos dos miúdos? Alunos portugueses elegeram os preferidos
Quase 60 mil alunos e cerca de 600 escolas participaram nesta campanha. Os resultados foram apresentados nesta Feira do Livro.
O Tubarão na Banheira (tão, tão divertido!), Harry Potter e a Pedra Filosofal (a imaginação de J.K. Rowling é fantástica) e A Culpa é das Estrelas (quase chorei) foram os vencedores a segunda edição da iniciativa "Miúdos a Votos: quais os livros mais fixes?", que foram hoje divulgados na feira do Livro de Lisboa.
O objetivo desta iniciativa foram eleger os livros preferidos dos alunos do ensino básico.
Os alunos do 1.º ciclo do ensino básico elegeram o O Tubarão na Banheira, de David Machado, como o livro mais fixe, com 7,9% dos votos; em segundo lugar ficou O Bando das Cavernas - Na maior há 10 mil anos, de Nuno Caravela (7,8% dos votos). O Principezinho, de Antoine de Saint-Exupéry, foi o terceiro candidato eleito (7,8% dos votos).
Já no 2.º ciclo, dois autores britânicos que já o ano passado tinham alcançado o pódio voltaram a ganhar: Harry Potter e a Pedra Filosofal, de J. K. Rowling, é o vencedor, com 13,8% dos votos; e Avozinha Gângster, do autor e também comediante David Walliams é o outro, tendo alcançado o segundo lugar com 11,1% dos votos.
A Fada Oriana, de Sophia de Mello Breyner Andresen, ficou em 3.º lugar, com 5,8% dos votos das crianças do 5.º e 6.º ano.
No 3.º ciclo do ensino básico, foram as obras inspiradas em histórias reais que conseguiram mais votos. A Culpa é das Estrelas, de John Green, ficou em primeiro lugar, com 10,9% dos votos. Em segundo e terceiro lugares, ficaram colocados os candidatos Avozinha Gângster (este não conheço), de David Walliams, com 9,4 % dos votos, e O Rapaz do Pijama às Riscas (também muito bom), de John Boyne, com 9,2% dos votos.
Esta é uma iniciativa da Rede de Bibliotecas Escolares e da Visão Júnior, em parceria com a Pordata, a Comissão Nacional de Eleições (CNE), a Rádio Miúdos, o Plano Nacional de Leitura e a Associação Portuguesa de Editores e Livreiros.
A campanha, na qual participaram quase 60 mil alunos e cerca de 600 escolas, favorece o gosto pela leitura e uma cultura de cidadania e participação ativa, através da sensibilização para a importância do voto, desde as idades mais precoces.
Fontes: Jornal Diário de Notícas e Rede de Bibliotecas Escolares, em 31 de Maio de 2018
Saiba mais no site da Visão Júnior.
Comentários
Enviar um comentário